Texto 3

Bat Macumba

Composição de Gilberto Gil e Caetano Veloso. In: Tropicália ou Panis et Circencis (álbum). Universal Music, 1968.
Com base no texto 3, no contexto sócio-histórico e artístico do álbum Tropicália ou Panis et Circencis e, ainda, de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:
01. nos encontros consonantais presentes em “Batman” e “Macumba”, é justificada a grafia com “m” pela mesma regra gramatical.
02. a incógnita da imagem representada pela letra da canção dialoga com o movimento antropofágico ao misturar elementos da cultura brasileira, tais como parte do retângulo da bandeira nacional, uma bandeira de festa junina, entre outros.
04. a disposição das palavras compromete a progressão textual, por isso Bat Macumba não pode ser considerado um texto.
08. na passagem de “Bat” (linha 14) para “Ba” (linha 15) e novamente “Bat” (linha 16), observa-se a supressão e o acréscimo de um mesmo fonema, sucessivamente.
16. a transformação da expressão “Bat Macumba” em “Batman” (linhas 06 e 24) aponta para a miscigenação de culturas de origem africana e norte-americana, respectivamente, na construção de uma cultura nacional.
32. a rima entre as palavras “macumba” e “obá” é estabelecida porque ambas apresentam a mesma tonicidade.
64. do caráter visual obtido pela disposição da letra da canção, depreende-se a relação do Tropicalismo com o Concretismo.