Texto 3


Telles, Lygia Fagundes. Melhores contos/Lygia Fagundes Telles, seleção de Eduardo Portella. – [13.Ed]- São Paulo: Global 2015, pp.40 e 41.
Analise as proposições em relação à obra Melhores contos, Lygia Fagundes Telles, ao conto Eu era mudo e só, ao Texto 3 e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Na obra há, em alguns contos, uma viagem à literatura do fantástico, do mistério e do maravilhoso como se observa nos contos Seminário dos ratos, A caçada e Mão no ombro.
( ) Da leitura do conto, infere-se que a personagem Manuel sente-se só e tem uma existência vazia, mesmo junto à mulher e à filha.
( ) Nos períodos “Voltei-me para Fernanda que se sentara ao piano” (linhas 4 e 5), “Fernanda vai querer ter o mesmo nível de vida que tem agora” (linhas 9 e 10) e
“examinava a garrafa que tinha um rótulo pomposo” (linha 16) as palavras destacadas são, na morfologia, pronomes relativos e têm como antecedentes, na sequência, Fernanda, nível de vida e garrafa.
( ) O conto é pontuado por poucos diálogos, porém, mesmo sendo poucos, refletem uma profunda análise da vida matrimonial e social de Fernanda e Manuel, como também, dos pais de Fernanda.
( ) Da leitura do segmento “Sei que o senhor é jornalista, mas está visto que depois do casamento vai ter que se ocupar com outra coisa” (linhas 8 e 9), infere-se a pressão do senador, pai de Fernanda, para que Manuel tenha uma vida profissional com mais recursos financeiros para que continue a manter os desejos materiais e a condição social de Fernanda.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.