Questão
Universidade do Estado do Pará - UEPA
2009
Fase Única
Texto-5-7-setembro1035eab1ddb
Texto 5  

 “O 7 de setembro de 1822, dia da Independência do Brasil, é a mais conhecida e celebrada data nacional. Está associada à proclamação feita, em 1822, pelo príncipe D. Pedro, às margens do riacho do Ipiranga, em S. Paulo, acontecimento que teria assinalado o rompimento definitivo dos laços coloniais e políticos com Portugal.”  

(OLIVEIRA, Cecília Salles). 7 de setembro de 1822: Independência do Brasil. In BITENCOURT, Circe (Org). Dicionário de Datas da História do Brasil. S. Paulo: Contexto, 2007, p.207 

Após a leitura do Texto 5, é correto afirmar que o episódio acima descrito:  

A
teve uma repercussão imediata no país que se formava, havendo em todas as províncias o reconhecimento dos vários segmentos da sociedade ao novo regime e à autoridade de Pedro I.  
 
B
após a proclamação da república, nos primeiros anos do século XX, o 7 de Setembro foi retirado das grandes festividades nacionais, porque a monarquia continuava a ser uma sombra ameaçadora ao novo regime.  
 
C
foi um dos momentos históricos mais importantes, dentro de um prolongado processo de lutas políticas, que resultou na construção da nação brasileira, na primeira metade do século XIX.  
 
D
ganhou grande importância a partir do II Reinado, quando Pedro de Alcântara, ao ser aclamado imperador, instituiu essa data como oficial da Independência e nomeou Theodoro Braga para pintar a tela intitulada “O Grito do Ipiranga”.  
 
E
reiterou que a independência significava liberdade, pois o Brasil, a partir dessa data, rompia as relações de colônia com Portugal, e estabelecia bases concretas de um estado independente, não só no aspecto político, mas principalmente econômico.