Texto 7
Visito com Xisto a redação e as oficinas de A Verdade. O diretor do jornal é um tipo curioso. Dá uma impressão de fluidez, é um homem que, como os líquidos, toma a forma dos vasos que os contém, isto é, da pessoa com quem fala ou a quem serve. Meia-idade, alto (em termos brasileiros), moreno calvo, pele oleosa, vaselina na voz, nos gestos e nas ideias. Sua alcunha na cidade é de Lucas Lesma porque explicam a lesma é um animal capaz de arrastar-se sobre o fio duma navalha sem se cortar e sem cair para um lado nem para o outro. Conta-se que Lucas Faia tem passado a vida a rastejar incólume sobre o gume da espada afiadíssima da política e de mil outras contendas municipais. Um molusco dizem os seus inimigos. Um conciliador , corrigem os seus amigos.
[VERÍSSIMO, Érico. Incidente em Antares. São Paulo: Cia das Letras. p.169.]
Analise as afirmativas em relação ao excerto, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Em relação à tipologia textual, no fragmento acima, há predominância de descrição, pois apresenta a caracterização do diretor do jornal A Verdade.
( ) Na cidade de Antares, o codinome Lesma que deram a Lucas foi o resultado de ele não ter pressa alguma, caminhar lentamente com os passos arrastados.
( ) Os adversários de Lucas Faia taxam-no de um molusco , pois vive para si, interiorizado, rastejando; enquanto os seus amigos, Um conciliador , pois está sempre procurando ajudar de um lado ou de outro, sem pensar em retribuição.
( ) A expressão como os líquidos estabelece uma forma de comparação entre homem (Lucas) e líquido, sugerindo que o ser humano é um ser flexível.
( ) Da oração é um tipo curioso infere-se que o diretor é um grande questionador, está sempre perguntado o porquê de tudo, pois faz parte do seu ofício - jornalismo.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.