Questão
Universidade do Estado do Pará - UEPA
2009
Fase Única
Texto-8-astecas108efb12a7d
Texto 8

“Os astecas acreditavam no mito de que, sem o sangue humano (a “água preciosa”) oferecido ao Sol, a engrenagem do mundo deixava de funcionar. Por isso, procuravam manter um ‘estoque’ de prisioneiros destinados aos sacrifícios. Essa era uma de suas justificativas para a guerra.”

(FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2004, p. 131)

Texto 9

“No final do século XI, a ordem feudal sofreu outro impacto de grandes proporções: as cruzadas, expedições de caráter religioso e militar destinadas a arrancar a Terra Santa das mãos dos muçulmanos”

(FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2004, p. 89)

Os textos 8 e 9 evidenciam:
A
ações de violência relacionadas com crenças religiosas em mundos geográfico e culturalmente diversos, na Europa e na América.
B
formas de conversão das populações que viviam no entorno das sociedades citadas, pelo mecanismo da ação armada.
C
tanto na sociedade asteca como na sociedade européia do medievo, o uso de práticas mágico-religiosas para converter povos de outras religiões.
D
entre os povos pré-colombianos, como os Astecas, o sacrifício humano como uma prática comum, o que não ocorria nas sociedades européias da Antigüidade e da Idade Média.
E
formas opostas de devoção de sua religiosidade, visto que as sociedades européias não utilizaram a guerra como prática de conversão de outros povos como os Astecas usavam.