Questão
Simulado ENEM
2021
Fase Única
Texto-I-Diario-Anne368bdc9876c
Texto I:

O Diário de Anne Frank

(Anne Frank)

É difícil em tempos como estes: ideais, sonhos e esperanças permanecerem dentro de nós, sendo esmagados pela dura realidade. É um milagre eu não ter abandonado todos os meus ideais, eles parecem tão absurdos e impraticáveis. No entanto, eu me apego a eles, porque eu ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são realmente boas de coração.

(Disponível em: https://www.revistabula.com/4600-os-15-trechos-mais-belos-da-historia-da-literatura/ Acesso em 10 de agosto de 2021)

Texto II:

O Diário de Anne Frank é conhecido por ser um retrato fiel da aflição de uma família de judeus sob a mira do nazismo e o terror da segunda guerra mundial. Traduzido em diversas línguas e adaptado para o cinema, a história da família Frank marcou a literatura e sem dúvidas deixou alguma marca também em cada um dos leitores que se debruçaram sobre ela em algum momento da vida.

Anne Frank era uma menina judia que vivia com sua família: seu pai Otto Frank, sua mãe Edith Frank e sua irmã Margot Frank. Anne adorava estudar e levava seus dias normalmente como qualquer garota da sua idade. Apesar de ter uma personalidade muito marcante, enfrentava suas dúvidas relacionadas à vida, ao primeiro amor, à incompreensão dos pais e a todas essas questões que permeiam a vida nessa idade. No entanto, quando sua irmã recebe uma carta para comparecer a um centro de concentração nazista, toda a estrutura familiar se altera. A família foge e se abriga num esconderijo, um anexo de um prédio de tamanho claustrofóbico em que mais tarde outra família se junta a eles. Trancados em um local pequeno, logo começam a surgiras dificuldades de convivência, o sofrimento por terem que passar seus dias presos lutando pela sobrevivência e o medo de serem descobertos. Anne escreve tudo em seu diário, os horrores e todo o sofrimento que passaram.

(Disponível em: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2015/01/02/resenha-o-diario-de-anne-frank-anne-frank/Acesso em 10 de agosto de 2021)

Os textos I e II trazem informações sobre um clássico da literatura mundial, revelando a perspectiva da personagem principal quanto a um momento histórico específico. Acerca dele, pode-se dizer que a personagem revela
A
a resistência de povos oprimidos.
B
a denúncia de um regime em que não havia ninguém contrário a ele.
C
a exposição do nazismo como uma forma de governo.
D
a inconstância dos grupos minoritários, sempre em fuga para encontrar sua pátria.
E
a distância dos nazistas de grupos negros.