Questão
Simulado UNESP
2020
1ª Fase
Texto-I-oposica-saber25621c3383d
Texto I

“Em oposição ao saber contemplativo dos antigos, surge uma nova postura diante do mundo. O conhecimento não parte apenas de noções e princípios, mas da própria realidade observada e submetida a experimentações. Da mesma forma, o saber deve retornar ao mundo para transformá-lo. Dá-se a aliança da ciência com a técnica.”

Texto II

"A essência do esclarecimento é a alternativa que torna inevitável a dominação. Os homens sempre tiveram de escolher entre submeter-se à natureza ou submeter a natureza ao eu. Com a difusão da economia mercantil burguesa, o horizonte sombrio do mito é aclarado pelo sol da razão calculadora, sob cujos raios gelados amadurece a sementeira da nova barbárie. Forçado pela dominação, o trabalho humano tendeu sempre a se afastar do mito, voltando a cair sob seu influxo, levado pela mesma dominação."

(Adorno e Horkheimer, Dialética do Esclarecimento) 

Considerando esses dois trechos da Dialética do Esclarecimento, assinale a alternativa que expressa as idéias aí apresentadas.

A partir da leitura dos dois textos assinale a alternativa correta:
A
O texto II se opõe ao texto I de forma crítica. Pode-se associar o primeiro fragmento ao otimismo com o conhecimento racional, algo que ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial; e o segundo com a decepçãoem relação aos valores humanistas, algo que ocorreu apósaqueda do muro de Berlim.
B
O texto I apresenta umavisão neutra do conhecimento e da ciência; já o texto II manifesta umavisão crítica do conhecimento que deve ser entendido dialeticamente:pode libertar ou pode escravizar.
C
Os dois textos são extremamente críticos em relação à aliança entre ciência e técnica; o mito da tecnologia e da ciência tornou-se um novo paradigma de dominação.
D
Os textos são complementares, embora tratem de temas opostos. O primeiro texto tem como tema central a ciência e faz uma crítica a essenovoconhecimento; o segundo textotem como pano de fundo o mesmo julgamento, mas com a finalidade de lamentar a perda do pensamento mítico.
E
Os dois textos têm em comum o fato de exaltar o pensamento mítico em oposição ao pensamento científico, pois a ciência aliou-se à técnica.