Questão
Universidade Estadual de Londrina - UEL
2009
2ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Texto-IIHa-propensa138f1d46592
Texto II

Há a propensão para uma forma que se abre em indeterminação de limites e imprecisão de contornos, apelando para os recursos da impressão sensorial, que não quer apenas conter a informação estética, mas sobretudo, comunicá-la sob um alto grau de tensão que transporte o receptor, o espectador, da simples esfera da plenitude intelectual e contemplativa para uma estesia mais franca e envolvente – mais do que isso, para o êxtase dos sentidos sugestionadamente acesos e livres.

(ÁVILA, A.O lúdico e as projeções do Barroco. São Paulo: Perspectiva, 1980. p. 20.



(ATAÍDE, M. C. Pintura do forro da nave da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG). In: ÁVILA, A.; GONTIJO, J.M. M.; MACHADO, R. G .Barroco mineiro: glossário de arquitetura e ornamentação. São Paulo: FJP/FRM/CEN, 1980, p. 198)

Sobre o texto e a figura, é correto afirmar.
A
O texto apresenta as principais características do rococó e a figura refere-se à pintura do Barroco, principal movimento artístico do período colonial brasileiro
B
Enquanto a figura representa a arte colonial brasileira, o texto discorre sobre a projeção do barroco na arte concreta e sua busca por um envolvimento mais efetivo e completo do espectador com a obra.
C
Não é possível afirmar que o texto e a imagem estejam relacionados ao mesmo assunto, pois a figura é do Barroco Mineiro, mas o texto trata do Barroco Baiano.
D
Tanto o texto como a imagem tratam da arte neoclássica no momento máximo de sua penetração na cultura brasileira como um todo e não sobre algo específico.
E
O texto explicita as principais características da pintura barroca tal qual foi praticada em Minas Gerais no século XVIII, muitas delas presentes na obra de Manoel da Costa Ataíde.