Texto I

Segundo essa revisão, as camadas de gelo e sedimento depositadas recentemente contêm fragmentos de materiais artificiais produzidos em abundância nos últimos 50 anos: concreto, alumínio puro e plástico, além de traços de pesticidas e outros compostos químicos sintéticos. Mesmo em lugares remotos do planeta, como a Groenlândia, os sedimentos acumulados de 1950 para cá apresentam concentrações de carbono, resultado da queima de combustíveis fósseis, e de fósforo e nitrogênio, usados como fertilizantes na agricultura, muito mais elevadas do que nos últimos 11.700 anos. Waters, Zalasiewicz e seus colegas estimam ainda que o impacto das atividades humanas atuais pode permanecer registrado por dezenas de milhões de anos.
(Adaptado de: Resista Pesquisa. FAPESP.br)
Texto II
Anfíbios sob ameaça
Anfíbios de todo o planeta estão hoje ameaçados pelo fungo Batrachochytrium dendrobatidis, causador da doença quitriodimicose. A morte dos anfíbios pode ser relacionada ao aumento do número de células epidérmicas, o que afeta a troca gasosa do anfíbio com o ambiente e também o equilíbrio de eletrólitos, que carregam os impulsos elétricos entre as células. Um estudo mostrou que o Batrachochytrium dendrobatidis produz micotoxinas que bloqueiam a resposta imune do anfíbio, inibindo a proliferação de linfócitos e podendo causar morte celular, provocando, assim, aumento de infecções no animal.
(Adaptado de: Jornal Unesp, maio de 2017)
a. Soluções contendo eletrólitos podem ser preparadas a partir de cloreto de potássio. Uma solução fisiológica de KCllcontém 0,10 mg/mL dessa substância. Qual a concentração iônica total nessa solução, em mol/L?
Demonstre seus cálculos.
Dados:
Massas molares em g . mol⁻¹: K = 39; Cl = 35,5
b. Explique por que as soluções de eletrólitos permitem a passagem dos impulsos elétricos entre as células.
c. A micotoxina citrinina, nefrotóxica, pode ser encontrada em vários produtos agrícolas, tais como cereais, milho, frutas secas, além de produtos pecuários, como leite, ovos e carne de animais.

A dose letal dessa substância em camundongos varia de 10 a 100 mg/kg. Determine o número de moléculas de citrinina na dose letal máxima, considerando a constante de Avogadro = 6,0 × 10²³ mol⁻¹.
Dados:
Massas molares em g . mol⁻¹: C = 12; O = 16; H = 1