Texto I


Shamsia Hassani – artista grafiteira afegã. Obra de 2016 feita nos muros de Kabul.
Texto II
DN – O que significa para você ser uma artista mulher ocupando espaços públicos nas ruas de Kabul? Você enfrenta muito preconceito? Existe um medo constante?
Shamsia – Depois que comecei com o grafite, a situação da segurança piorou e eu não pude sair para fazer grafite. Eu era uma artista de rua que não podia fazer grafite. Incluindo a segurança, houve mais alguns problemas que estava enfrentando. Por exemplo, as pessoas no Afeganistão não são contra a arte, mas atividades feitas por mulheres. Então quando as pessoas me veem nas ruas fazendo grafite, elas dizem coisas ruins, xingam e algumas dizem que é pecado. Quando eu pinto em espaços públicos eu me sinto insegura e depois de 15 minutos de trabalho eu resolvo ir embora. Para ser honesta, sempre há um medo constante, especialmente depois de ver pessoas matando mulheres nas ruas e atacando aquelas que querem mudar o modo como a sociedade tem sido.
Entrevista de Shamsia Hassani, artista afegã, para o site Delirium Nerd. 30 de Junho de 2017. Disponível em: https://deliriumnerd.com/2017/06/30/entrevista-shamsia-hassani/
Considerando os textos, é possível afirmar que