Questão
Universidade do Estado do Pará - UEPA
2015
Fase Única
Texto-V-Ministerio128041a5194
Texto V  

O Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, criado em novembro de 1930 e batizado, no discurso de posse de seu primeiro titular, Lindolfo Collor, do Ministério da Revolução, apresentou, nos seus primeiros anos de existência, um conjunto de anteprojetos relativos à duração da jornada de trabalho, regulamentação do trabalho feminino e de menores, férias para comerciários e industriais, convenções coletivas de trabalho, salário mínimo, juntas de conciliação e julgamento, porcentagem de estrangeiros empregados nas empresas [...].  

(LUCA, Tânia Regina de. Direitos Sociais no Brasil. In: PINSKY, Jaime & Carla. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008, p. 478). 

A intervenção do governo Vargas no campo das relações de trabalho fica evidente no texto. Essa postura contribuiu para: 
A
estimular a produção, especialmente nas indústrias onde os direitos trabalhistas foram imediatamente implantados.  
 
B
fortalecer os sindicatos, estimulando o movimento grevista e a conquista de direitos por parte dos trabalhadores.  
 
C
incentivar o corporativismo, característica do anarcosindicalismo incorporado pelo governo Vargas em sua política trabalhista interventora.  
 
D
controlar os trabalhadores, através da carteira de trabalho e da lei de sindicalização que propiciaram o esvaziamento dos sindicatos.  
 
E
desarticular as oposições, encaminhando a elaboração de uma legislação social que favorecia operários, camponeses e o próprio empresariado.