Questão
Universidade do Estado do Pará - UEPA
2015
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Texto-VAS-TECNICAS21581ef8a85
Texto V

AS TÉCNICAS, O TEMPO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO



“É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço [...]  

Sem dúvida, o espaço é formado de objetos [...] o espaço visto como um conjunto de objetos organizados segundo uma lógica e utilizados (acionados) segundo uma lógica.  

[...] Na realidade, toda técnica é história embutida. Através dos objetos, a técnica é história no momento da sua criação e no de sua instalação e revela o encontro, em cada lugar, das condições históricas (econômicas, socioculturais, políticas, geográficas) que permitiram a chegada desses objetos e presidiram à sua operação.  

O uso dos objetos através do tempo mostra histórias sucessivas desenroladas no lugar e fora dele”  

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo/razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2004 – p. 29- 48

“O uso dos objetos através do tempo mostra histórias sucessivas desenroladas no lugar e fora dele”, mediada pelas técnicas que são responsáveis pela diferenciação espacial ocorrida nas relações campo-cidade, ao longo dos tempos. Analisando essa relação é correto afirmar que:  
A
o espaço agrário originou-se da sedentarização do homem, caracterizando-se pela concentração industrial e como espaço de consumo e de troca dos produtos primários oriundos da cidade.  
 
B
na sociedade contemporânea, a relação entre o campo e a cidade é conflituosa, pois o campo determina as relações político econômicas, enquanto que a cidade se restringe ao espaço de lazer subordinada à produção do campo.  
 
C
as técnicas que mediam a relação campo cidade produzem um espaço complexo que vai além da troca de produtos, uma vez que ambos atendem às necessidades do capital, ou seja, à acumulação do lucro.  
 
D
no mundo contemporâneo, a relação campo cidade é definida pela utilização de tecnologias de ponta que aumentam a produtividade da agricultura familiar, reduzindo as desigualdades socioespaciais e ambientais.  
 
E
a relação campo-cidade define o espaço agrário como lugar das decisões políticas e econômicas, pois este é responsável pela territorialização do capital industrial.