Texto V

AS TÉCNICAS, O TEMPO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO

“É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço [...]
Sem dúvida, o espaço é formado de objetos [...] o espaço visto como um conjunto de objetos organizados segundo uma lógica e utilizados (acionados) segundo uma lógica.
[...] Na realidade, toda técnica é história embutida. Através dos objetos, a técnica é história no momento da sua criação e no de sua instalação e revela o encontro, em cada lugar, das condições históricas (econômicas, socioculturais, políticas, geográficas) que permitiram a chegada desses objetos e presidiram à sua operação.
O uso dos objetos através do tempo mostra histórias sucessivas desenroladas no lugar e fora dele”
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo/razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2004 – p. 29- 48
Na ilustração do Texto V, observa-se que a “relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica”, cujo processo de globalização evidencia uma grande desigualdade socioeconômica, seja no espaço agrário ou no urbano. Nesse sentido, é correto afirmar que: