Questão
Universidade do Estado do Pará - UEPA
2014
Fase Única
Texto-VIII-Durante170f4923abc
Texto VIII

“Durante o período do neocolonialismo, a África foi dividida em fronteiras artificiais de acordo com os interesses europeus. Portanto, grande parte dos conflitos existentes na África são originados por problemas de território, uma vez que as delimitações das fronteiras dos países africanos foram estabelecidas por colonizadores que não levaram em consideração a identidade e tradição tribal confrontando assim, as etnias dentro do continente”.

(FERREIRA et all. ÁFRICA DE ONTEM, ÁFRICA DE HOJE, RESQUÍCIOS DE PERMANÊNCIA? IN: Revista de História Contemporânea. Nº 2, maio out. 2008).

A partir do Texto VIII e da análise dos aspectos econômicos, políticos e sociais do continente africano, é correto afirmar que:
A
os colonizadores dividiram os territórios, segundo os interesses políticos e econômicos dos africanos, estabelecendo fronteiras artificiais, que eram, muitas vezes, a reunião em um mesmo território de grupos étnicos amigos ou aliados, daí o respeito às tradições e à história desses povos.
B
na época da Guerra Fria, começou a enfraquecer a luta pelo movimento de libertação nacional na África, devido às antigas potências colonialistas terem consolidado seu poder na 2ª Guerra Mundial e oferecerem várias alternativas de enriquecimento aos movimentos que lutavam pela independência.
C
ao fim da 2ª Guerra Mundial, um número significativo de etnias, que falavam mais de mil idiomas, conviviam no continente africano, que estava dividido em áreas de exploração colonial entre França, Itália, Portugal, Alemanha, Espanha, Bélgica e Grã-Bretanha e como as rivalidades tribais eram significativas, beneficiaram os europeus, que as estimulavam para melhor dominá-las.
D
os EUA e a ex-União Soviética, interessados em ampliarem suas influências no contexto da Guerra Fria, eram desfavoráveis aos projetos de descolonização e estimularam os movimentos de independência a lutar contra as divisões arbitrárias que os colonizadores europeus utilizaram no processo de definição das fronteiras africanas.
E
com o fim da Guerra Fria, as fronteiras artificiais estabelecidas pelos colonizadores foram redefinidas, adiando a tarefa de redesenhar politicamente o continente de acordo com as tradições e interesses africanos, o que promoveu a eclosão de uma série de conflitos entre as diversas etnias existentes no continente.