Texto XII

O “teste de chama” é um procedimento utilizado para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. Quando a energia (na forma de calor) é fornecida a um elemento químico, alguns elétrons absorvem esta energia passando para um nível excitado. Quando um elétron excitado retorna ao estado original, ocorre liberação de energia na forma de radiação eletromagnética.
(Fonte:http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php? midia=epc&cod=_testedachama)
Em uma aula de ciências, o professor propôs um desafio aos alunos. Após entregar uma tabela com informações sobre o espectro luminoso e sobre o teste de chama, ele distribuiu duas amostras de substâncias puras, designadas pelas letras A e B. A tabela a seguir apresenta as faixas de comprimento de onda (λ) associadas a cada uma das cores do espectro visível da radiação eletromagnética, assim como alguns elementos químicos juntamente com suas respectivas cores características observadas durante o teste de chama.

Considerando que, durante a emissão de luz visível ocorrida durante o teste da chama, os elétrons das amostras A e B tenham sofrido variações de energia respectivamente iguais a 2,5 eV e 3,0 eV, é correto afirmar que:
Dados:
Velocidade da luz no vácuo (c) = 3,0 x 10⁸ m/s
hc = 1240 eV.nm (h é a constante de Planck)