Texto 4

Maioridade

ANDRADE, Mário. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. 17ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1980, p. 13
Analise as proposições acerca do Texto 4 e da obra Macunaíma o herói sem nenhuma caráter, de Mário de Andrade, e escreva (V) para verdadeira(s) e (F) para falsa(s).
( ) Do sentido de “Jiguê era muito bobo” (linha 1) pode se inferir um possível envolvimento amoroso do herói sem nenhum caráter, Macunaíma, com Iriqui (atual companheira de Jiguê) da mesma forma como já ocorrera com Sofará (ex-companheira de Jiguê).
( ) O que justifica Jiguê ter sido considerado “muito bobo” (linha 1) foi o fato de ter puxado uma cunhã pela mão, e não pelos cabelos, como era o costume da tribo.
( ) Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela tribo, “Macunaíma quis se divertir um pouco” (linha 13), enganando seus irmãos sobre a existência de peixes no rio. Esta é uma das justificativas ao título da obra, Macunaíma o herói sem nenhum caráter.
( ) O período – Comeram tudo, até à crueira dura se acabou; o fogaréu, a noite, não assava nem à isca de jobá, apenas remediava a friagem que caía. – foi reestruturado, seguindo-se as normas do padrão culto da língua escrita.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.