Questão
Simulado ENEM
2022
Fase Única
Textos-motivadores592652e8fc5
Discursiva
Textos motivadores 

Texto 1
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , divulgados em setembro de 2020, indicam aumento no índice de fome no Brasil nos últimos anos, contabilizando 10,3 milhões de pessoas em extrema pobreza, ou seja, não têm condições de se alimentar.
(...)
“Em situação de fome desde que perdeu o emprego no começo de 2020, ele tentou procurar ajuda do governo, que foi negado. O alívio veio com ajuda de associações e uma amiga que ofereceu a oportunidade de ganhar pouco passando roupas.
"Perdi o emprego e fiquei sem chão, não tinha como colocar comida na mesa. Procurei o auxílio emergencial, mas negaram. Precisei de ajuda das pessoas para conseguir comer", conta Alvanísia, que sustenta quatro filhos, sendo que três estão desempregados e um tem apenas seis anos de idade. 
"É muito difícil passar fome. Você come no almoço sem saber se vai ter janta. Deixa de comer para deixar para os filhos. Me dói demais ver eles sem comida. É doloroso ter fome", completa.”
https://economia.ig.com.br/2021-03-24/sem-auxilio--sem-comida--fome-assola-brasil-na-pandemia--sem-solucao-a-vista.html

Texto 2 
Ao mesmo tempo em que 116 milhões de brasileiros não têm comida suficiente ou passam fome, o Brasil é o décimo país que mais desperdiça alimentos no dia a dia, segundo ranking da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) com 54 países, feito pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e pela organização britânica de resíduos WRAP.
Se evitasse o desperdício, o Brasil poderia reduzir a fome em até 30%, de acordo com a FAO. O percentual, de 2019, contabiliza perdas na produção (do plantio à colheita), na logística de escoamento e conservação, no varejo e no comportamento dos consumidores.
https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/agronegocio-desperdicio-de-alimentos/#cover

Texto 3 
Veja no quadro abaixo exemplos do que é considerado perda e desperdício:


Texto 4 
Veja as principais causas do desperdício apontadas pela pesquisa:
• Falta de comunicação entre produtores e supermercados: o estudo avaliou atividades de distribuição, armazenagem, exibição, manuseio e descarte de frutas, legumes e verduras em lojas e centros de distribuição. De acordo com a pesquisadora, os supermercados não dizem para os fornecedores quanto eles esperam vender ou mesmo quanto eles costumam vender daquele produto. E essa falta de informação e medição gera problemas gigantescos porque há muita dificuldade em prever a demanda e planejar a produção. Os fornecedores, em geral, acabam se baseando apenas no que venderam de cada alimento, sem saber, de fato, quanto está sendo comprado pelo cliente final. Dentro dos supermercados, uma das situações identificadas é a divergência de dados.
• Manuseio incorreto dos alimentos: muitas pessoas que trabalham com o manuseio dos alimentos não o fazem corretamente quando vão limpar ou organizar as gôndolas. Esses profissionais precisam de treinamento. Muitos não sabem, mas determinadas frutas e legumes quando ficam próximos demais têm seu processo de maturação acelerado. Faltam embalagens e transporte adequados, e muitas vezes refrigeração.
• Exigências dos supermercados e dos clientes: os padrões rígidos de aparência e forma de frutas, legumes e verduras impostos pelos supermercados também influenciam diretamente no desperdício dos fornecedores. De acordo com a pesquisa, a própria cultura do consumidor brasileiro, como apertar os alimentos na hora da compra e exigir uma estética perfeita, também contribui para a alta quantidade de alimentos que vão para o lixo.
https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2021/09/08/estudo-da-ufscar-aponta-as-principais-causas-para-desperdicio-de-alimentos-no-brasil.ghtml

Texto 5 



PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A incerteza alimentar e o desperdício de alimentos no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.