Questão
Sprint ENEM
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Todos-dias-caminha238869e8438
“Todos os dias, um caminhão anônimo transportava-o ao trabalho. Quando completou quarenta anos de serviço, foi convocado pela chefia: 

 - Seu joão. O senhor acaba de ter seu salário eliminado. Não haverá mais férias. E sua função, a partir de amanhã, será a de limpador de nossos sanitários. 

O crânio seco comprimiu-se. Do olho amarelado, escorreu um líquido tênue. A boca tremeu, mas nada disse. Sentia-se cansado. Enfim, atingira todos os objetivos. Tentou sorrir: 

- Agradeço tudo que fizeram em meu benefício. Mas desejo requerer minha aposentadoria. 

 O chefe não compreendeu: 

- Mas seu joão, logo agora que o senhor está desassalariado? Por quê? Dentro de alguns meses terá de pagar a taxa inicial para permanecer em nosso quadro. Desprezar tudo isto? Quarenta anos de convívio? O senhor ainda está forte. Que acha? 

 A emoção impediu qualquer resposta.

 joão afastou-se. O lábio murcho se estendeu. A pele enrijeceu, ficou lisa. A estatura regrediu. A cabeça se fundiu ao corpo. As formas desumanizaram-se, planas, compactas. Nos lados, havia duas arestas. Tornou-se cinzento. 

 joão transformou-se num arquivo de metal.” 

GIUDICE, Victor. O arquivo in: Setecontos setencantos. São Paulo: FTD, 1986. V. 2

Quando emprega a forma desassalariado, o narrador recorre a uma derivação peculiar, a fim de marcar estilística e expressivamente o texto, por meio da qual ele acrescenta um prefixo a uma palavra que já contém esse elemento estrutural. Processo inteiramente idêntico verifica-se na palavra destacada na seguinte frase:
A
O caminhão fez uma ultrapassagem perigosa na rodovia. 
B
As crianças estavam impacientes pelos doces. 
C
Quando amanhecesse, estaria na cidade. 
D
Aos poucos, o rapaz conseguiu se recompor. 
E
Deslealmente, assim ele vencera o campeonato.