Em Trabalho e Capital Monopolista, capítulo IV- Gerência Científica, Harry Braverman analisou o movimento de gerência científica iniciado por Frederick Winslow Taylor nas últimas décadas do século XIX, relacionando o conceito com o aumento das empresas e o início da organização monopolística das indústrias. Sobre as características da gerência científica, é correto afirmar que
Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2013
1ª Fase
Trabalho-Capital54075ae7cd
A
a gerência científica tem como foco o controle do trabalho e a adaptação do trabalho às necessidades do capital. Ela está centrada no estudo organizado do trabalho e na melhoria sistemática do desempenho dos trabalhadores.
B
a gerência científica denuncia a alienação do trabalhador ao trabalho. Seu núcleo de estudo são as condições de trabalho e a melhoria gradual do salário dos trabalhadores.
C
a gerência científica pauta-se na autonomia dos trabalhadores sobre o trabalho, de maneira a permitir uma jornada flexível de trabalho e a fixação de tarefas de acordo com o ritmo de trabalho. Os trabalhadores detêm o monopólio do conhecimento de cada fase do processo de trabalho e o seu modo de execução e organização.
D
na gerência científica o controle sobre o processo de trabalho está sob a responsabilidade dos trabalhadores, não apenas num sentido formal, mas no controle e fixação das tarefas na produção.
E
a gerência científica se preocupa, sobretudo, com as inovações tecnológicas e a superação das ferramentas e técnicas que eram utilizadas amplamente nas fábricas nas últimas décadas do século XIX.