Questão
Centro Universitário do Pará - CESUPA
2011
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Tragedia-Chilena-and9719201933
“ Tragédia Chilena” 

 "Em 5 de agosto, um desmoronamento em uma mina de cobre e ouro em San José, em Copiapó (deserto de Atacama), deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança, o que ocorreu em 13/10/2010”. 

 www.giropb.com/?p=noticia_interna&id=363110. Acessado em 14/10/2010. 

 Sobre o fato acima descrito e sua relação com a economia chilena e/ou latino americana é correto afirmar que 

A
tal fato pouca repercussão terá no quadro econômico do país, haja vista que o Chile, país membro fundador do MERCOSUL, tem com base econômica a agricultura, principalmente a viticultura, que abastece a indústria de vinhos, principal produto da pauta de exportação chilena. 
 
B
o fato contribuirá para o aperfeiçoamento da tecnologia da mineração, principalmente em minas de grandes profundidades, atividade muito praticada no Chile, uma vez que a exploração e exportação de minérios é de fundamental importância na economia chilena , principalmente do cobre, considerado nos dias atuais um mineral estratégico pelo uso diversificado na indústria eletrônica e de informática. 
 
C
o Chile com o cobre, o Brasil com o ferro, a Venezuela e o México com o petróleo e a Bolívia com o gás são países latino-americanos, todos membros do MERCOSUL, que têm suas economias atreladas à exploração mineral; por isso, acontecimentos como o citado acima são capazes de desestabilizar a economia, dada a importância que a atividade apresenta nesses países. 
 
D
do subsolo chileno, em minas como a de San José, o país tira o grande motor de sua economia, o cobre, que se destina basicamente ao abastecimento interno e/ou de países do cone sul; ressalte-se que o Chile tem uma economia fechada, voltada principalmente para o cumprimento de acordos bilaterais com parceiros do MERCOSUL.