Questão
Questão Inédita - Cursos Regulares
2021
Não se aplica
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Tu-meu-filho-me-na187e508e9bb
“- Tu, meu filho, se me não engano, pareces dotado da perfeita inópia mental, conveniente ao uso deste nobre ofício. Não me refiro tanto à fidelidade com que repetes numa sala as opiniões ouvidas numa esquina, e vice-versa, porque esse fato, posto indique certa carência de ideias, ainda assim pode não passar de uma traição da memória. Não; refiro-me ao gesto correto e perfilado com que usas expender francamente as tuas simpatias ou antipatias acerca do corte de um colete, das dimensões de um chapéu, do ranger ou calar das botas novas. Eis aí um sintoma eloquente, eis aí uma esperança, No entanto, podendo acontecer que, com a idade, venhas a ser afligido de algumas ideias próprias, urge aparelhar fortemente o espírito. As ideias são de sua natureza espontâneas e súbitas; por mais que as sofreemos, elas irrompem e precipitam-se. Daí a certeza com que o vulgo, cujo faro é extremamente delicado, distingue o medalhão completo do medalhão incompleto.”

No trecho assinalado, o pai destaca algumas características do filho, que se aproximam da profissão de medalhão. Qual a crítica levantada pela narrativa a partir da presença dessas adjetivações?
A
Evidencia-se uma certa aptidão social do indivíduo em reproduzir modelos;
B
Destaca-se uma crítica ao pai, que desvaloriza a figura do filho;
C
Reflete-se o individualismo e a falta de respeito à alteridade outra, a partir da visão negativa exposta pelo pai sobre o filho.
D
Reflete-se sobre as relações familiares, e os conflitos internos inerentes ao seio social.
E
Evidencia-se uma violência à integridade da personagem filho.