Questão
Sprint ENEM
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Ultimo-PoemaAssim-eu10820c2d20d
O Último Poema

Assim eu quereria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

Manuel Bandeira

(Disponível em: https://www.revistabula.com/564-os-10-melhores-poemas-de-manuelbandeira/ Acesso em 29 de agosto de 2021)

Manuel Bandeira trouxe a temática da efemeridade da vida em muitos de seus poemas. Em uma fase mais madura da estética modernista, o autor pôde aprofundar a relação mais subjetiva e reflexiva em sua poética, como demonstra o texto acima. A leitura de “Último poema” evidencia-se que
A
o eu lírico se aproxima da premissa romântica de desejo de morte como uma forma de escapismo, o que é evidenciado pelo verso final.
B
o poema propõe características que não se validam para a estética modernista, tendo em vista que se aproximam exclusivamente da premissa simbolista de transcendência e espiritualidade.
C
o poema destoa da produção de Bandeira por se tratar de uma produção que valoriza profundamente a forma em detrimento do tema.
D
as expressões e as palavras utilizadas no poema remetem ao projeto modernista porque evidenciam a linguagem popular e a maneira como a diversidade se propõe no país.
E
as características propostas para o último poema revelam a tendência de subjetividade e comunicação do poema com o outro, explorando imagens imprevistas e inovadoras.