Questão
Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC
2025
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Unica-empresa-America171e5e26bf8
“Única empresa da América Latina parceira da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), a Sabesp está participando da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) abordando soluções para saneamento e resiliência hídrica. A presença da Companhia visa fortalecer a agenda climática dos países em desenvolvimento e reafirmar seu compromisso com o futuro, com o foco em universalizar o acesso à água potável e ao saneamento básico até 2029, beneficiando milhões de pessoas no Estado de São Paulo. Realizada em Baku, no Azerbaijão, a COP29 vai até 22 de novembro.”

Disponível em: https://www.sabesp.com.br/a-sabesp/central-noticias/noticias/sabesp-leva-solucoes-para-saneamento-e-resiliencia-hidrica-a-cop29-13-11-2024. Acesso em: 23 nov. 2024.

O texto acima fala de uma iniciativa da Sabesp, sigla da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, empresa que atua na captação, tratamento e distribuição de água, e na coleta, tratamento e disposição final de esgotos em 366 municípios do estado mais rico do Brasil. O problema da falta de água potável é algo que vem assolando o mundo nos últimos anos e muitos países vêm criando soluções para enfrentá-lo. Conferências como a COP29 servem para
A
apenas orientar os países a como disciplinar o uso dos seus recursos naturais e não realizar de fato nenhuma ação concreta sobre como preservar o meio ambiente.
B
discutir meios para a preservação ambiental, mas apenas de forma consultiva e sem definir regras claras, deixando que os países criem suas próprias metas ambientais.
C
criar mecanismos para a distribuição igualitária dos recursos naturais, incluindo a água potável, de países que a possuem em abundância, como o Brasil, para países que não a possuem.
D
impor regras bastante duras para os países que não atingir suas metas de preservação ambiental, inclusive com ameaça de intervenção militar das tropas da Organização das Nações Unidas (ONU).
E
debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos, não só para a preservação das águas, mas também da natureza como um todo.