Questão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
2012
Fase Única
Urbanizaca-na-e1000afeb2bb
Urbanização não é sinônimo de crescimento das cidades. Descreve o aumento da proporção da população que mora nas cidades em relação à parcela que vive em zonas rurais. Em raras circunstâncias, a urbanização de uma região pode ocorrer sem que haja crescimento real nas cidades, uma epidemia que provoque grande mortandade no campo, por exemplo. No geral, a desproporção é causada pelo êxodo rural – as pessoas deixam o campo em busca de melhores condições de vida na cidade.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/conteudo. Acesso em: 01 de jul. 2012.

A partir do conceito de urbanização apresentado, todas as alternativas apresentam conclusões possíveis, EXCETO:
A
A idéia de urbanização está intimamente associada à concentração de muitas pessoas em um espaço restrito (a cidade) e à substituição das atividades terciárias (serviços) e secundárias (indústrias) por atividades primárias (agropecuária).
B
A urbanização é efeito direto da industrialização de uma sociedade. O crescimento industrial e a integração do território por meio das rodovias e das telecomunicações transferem cada vez mais moradores dos campos para as cidades.
C
As regiões metropolitanas, efeito direto da urbanização, são criadas pela expansão da periferia, no fenômeno chamado conurbação, que leva à junção de municípios numa única mancha urbana.
D
Os centros urbanos oferecem maiores oportunidades de trabalho e renda, maior riqueza cultural e melhor qualidade de vida. No entanto, a urbanização acelerada em países subdesenvolvidos gera o crescimento de habitações em áreas de risco, falta de saneamento básico, proliferação de lixo e deficiência da estrutura de serviços públicos.