“Usado por forças de segurança do mundo inteiro para dispersar manifestações, as bombas de gás lacrimogêneo também tiveram destaque recente nas imagens da evacuação do Parque Gezi em Istambul no último fim de semana e da repressão aos protestos em diversas cidades brasileiras contra o aumento das tarifas de transporte público e os gastos excessivos na organização da Copa do Mundo 2014.”

Fonte: JUSTO, M. Protestos impulsionam a indústria de gás lacrimogêneo. BBC Mundo, Brasília, 20 jun. 2013. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias>.
As composições químicas das substâncias que são utilizadas para causar lacrimação excessiva durante a sua exposição podem variar, sendo que alguns exemplos são a α-cloroacetofenona (estrutura 1) e a cloropropanona (estrutura 2).

Para tentar minimizar os efeitos do gás, alguns manifestantes brasileiros passaram a utilizar tecidos umedecidos com vinagre, uma solução diluída de ácido acético, próximos aos olhos. Entretanto, especialistas alertam que essa prática pode causar irritações oculares e cutâneas, ocasionadas pelo ácido.
Sobre as substâncias mencionadas na questão, assinale o que for CORRETO.