Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2022
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
VENTO-CHUVA-INTERIOR90435060b3
VENTO E CHUVA: INTERIOR DE SÃO PAULO VOLTA A REGISTRAR NUVEM DE POEIRA

Tempestade de poeira atingiu cidades da região de Ribeirão Preto, nessa sexta-feira, 1º de outubro. Esse fenômeno ocorre quando ventos intensos levantam uma quantidade significativa de poeira do solo para atmosfera, podendo transportar essas partículas por grandes distâncias.

Disponível em: https://www.acidadeon.com/ ribeiraopreto/cotidiano. Acesso em: 7 out. 2021 (adaptado). 

O acontecimento descrito no texto é explicado por uma associação de fenômenos naturais e outros causados pela ação antrópica. Essa associação se destaca na(s)
A
chegada de nuvens carregadas e de ventos fortes de verão associados ao solo coberto por vegetação florestal que concentram o ar atmosférico e potencializam a formação de ventanias que tem o poder de arraste a ponto de causar danos socioambientais.
B
ventanias de outono associadas ao solo descoberto devido à atividade agrícola que potencializam a formação de nuvens de poeira que, por sua vez, concentram-se em uma pequena área e por certo período reduzindo a visibilidade e diminuindo a qualidade do ar.
C
nuvens carregadas acompanhadas de ventos com alto poder de arraste de solo descoberto no período de entressafra, formando as nuvens de poeira que podem se deslocar por uma vasta região.
D
época de transição climática entre inverno e outono, sendo marcada pela presença das chuvas e dos ventos fortes que podem transportar solos estabilizados pela presença de vegetação nativa, formando nuvens de poeira que podem percorrer grandes distâncias.
E
chegada das chuvas de verão intercaladas com fortes ventanias, formando nuvens de poeira a partir de solos argilosos e instáveis que cobrem grandes extensões do interior de São Paulo, onde se constata produção de gêneros alimentícios.