100 anos da Semana de Arte Moderna: celebração ou reflexão?
Motivados por uma série de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais, alguns artistas brasileiros se reuniram para repensar a função da arte e de sua possibilidade de provocação, de criação de sentidos. É nesse contexto que nasce a Semana de Arte Moderna de 1922 que envolveu, direta e/ou indiretamente, artistas e intelectuais. Embora, à época, não tenha tido recepção positiva pelos intelectuais conservadores de São Paulo, a Semana de 22 deu origem a um novo marco artístico-literário nacional.
Instrução: A questão versa sobre a “Semana de Arte Moderna de 1922”.
Villa-Lobos foi o único compositor convidado a participar do Evento, pela simples razão de que nenhum outro havia no país com obra tão inovadora. Acostumado às farpas da maior parte da crítica carioca, mostrou-se intrépido face à polêmica: “A coroa de vaias foi o que me cobriu de glória”.
Praticamente autodidata, por um lado, bebera Villa-Lobos da grande tradição da música erudita ocidental, passando pela renovação e apropriando-se das conquistas formais da nova música francesa; por outro, desde a juventude, frequentara e participara assiduamente como violonista das rodas de choro e dos grupos de serestas, ao tempo de sua boêmia juventude, e aprendera a conhecer e a reverenciar a música de grandes figuras populares cariocas, como Pixinguinha, Donga, Sinhô e outros. As suas longas viagens pelo interior do Brasil, nunca pormenorizadamente documentadas, proporcionaram-lhe ricas experiências musicais e farta recolha do folclore nativo. Munido dessa singular autoformação, começara a criar uma música que amalgamava essas influências e as metabolizava em um produto final inteiramente novo e fascinante. De fato, Villa-Lobos praticara, avant-la-lettre e largamente, a antropofagia estética postulada por Oswald de Andrade.
Disponível em: Heitor Villa-Lobos e a Semana de Arte Moderna. Uma reinterpretação questionada - Revista Inteligência (insightnet.com. br). Acesso em: 8 set. 2022. (Parcial e adaptado.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que