Questão
Universidade de Rio Verde - UniRV
2022
Fase Única
Veias-que-continuam2879e9c733d
“Veias que continuam abertas... É a América Latina, a região das veias abertas. Do descobrimento aos nossos dias, tudo sempre se transformou em capital europeu ou, mais tarde, norte-americano, e como tal se acumulou e se acumula nos distantes centros do poder. Tudo: a terra, seus frutos e suas profundezas ricas em minerais, os homens e sua capacidade de trabalho e de consumo, os recursos naturais e os recursos humanos. O modo de produção e a estrutura de classes de cada lugar foram sucessivamente determinados, do exterior [...]. Para cada um se atribuiu uma função, sempre em benefício do desenvolvimento da metrópole estrangeira do momento, e se tornou infinita a cadeia de sucessivas dependências, que têm muito mais do que dois elos e que, por certo, também compreende, dentro da América Latina, a opressão de países pequenos pelos maiores seus vizinhos, [...] a exploração de suas fontes internas de víveres e mão de obra pelas grandes cidades e portos [...]. Perdemos; outros ganharam. Mas aqueles que ganharam só puderam ganhar porque perdemos [...]”.

(Fonte: Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina, 1978, p. 14 e 281. Adaptado)

Neste trecho do livro As veias abertas da América Latina, Eduardo Galeano trata do impacto que a chegada dos europeus trouxe para o atual continente latino-americano. Nesse contexto, são apresentadas as afirmativas a seguir. Assinale V. (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

A ruptura latino-americana com a metrópole espanhola foi revolucionária, na medida em que as classes dominantes locais, os criollos, perderam o poder que tinham na estrutura colonial, graças à luta social dos não proprietários que promoveram a descolonização e implantaram um projeto político identificado com os interesses populares, como o fim da escravidão, a reforma agrária e o voto universal.
C
Certo.
E
Errado.