“Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do Sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros.
Serenai verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas. Onde vai a afouta jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande vela?
Onde vai como branca alcíone buscando o rochedo pátrio nas solidões do oceano?
Três entes respiram sobre o frágil lenho que vai singrando veloce, mar em fora;
Um jovem guerreiro cuja tez branca não cora o sangue americano; uma criança e um rafeiro que viram a luz no berço das florestas, e brincam irmãos, filhos ambos da mesma terra selvagem.[...]
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo da grande nação tabajara, o pé grácil e nu, mal roçando alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”
ALENCAR, José de. Iracema. Obra Completa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1959.
Publicada em 1865, Iracema é uma das obras que compõem a trilogia indianista de José de Alencar, escritor do Romantismo brasileiro, movimento responsável por popularizar o gênero romance. Tendo em vista os aspectos históricos, temáticos e estéticos do Romantismo e considerando a leitura dos excertos apresentados, marque V. para o que for verdadeiro e F para o que for falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O texto de Iracema é profundamente poético, lírico e permeado por uma linguagem rebuscada, trazendo uma visão idealizada da mulher.
( ) Nos excertos de Iracema, prevalece a exaltação das belezas naturais do Brasil, o que ecoa o tom nacionalista ufanista do Romantismo.
( ) O texto romântico é altamente descritivo e focado na verossimilhança, evitando o uso de figuras de linguagem que lhe tirem a precisão na descrição do espaço
( ) O indianismo, presente na primeira fase do Romantismo, evoca o discurso do mito fundador da nação que apaga a influência portuguesa das origens do povo brasileiro.
( ) Visando valorizar a brasilidade, o Romantismo representa um movimento de ruptura dos escritores brasileiros com a tradição literária ocidental.