“Vimos uma revolução nascer de um anseio por dignidade humana básica na Tunísia e vimos manifestantes pacíficos, homens e mulheres, jovens e velhos, cristão e muçulmanos, ocupando a praça Tahir e vimoso povo da Líbia se defendendo corajosamente contra um regime determinado a tratar com brutalidade seus próprios cidadãos. Em toda parte vimos jovens se erguendo. Uma nova geração exigindo o direito de determinar seu próprio futuro”.
Fonte:http://g1.globo.com/obama-no-brasil/noticia/2011/03/leia-integra-do-discurso-de-barack-obama-no-theatro-municipal.html, capturado em 21 de março de 2011.
O texto foi extraído do discurso realizado pelo Presidente norte americano Barack Obama na ocasião de sua visita ao Brasil, em março de 2011. A respeito das abordagens do texto, leia as afirmações abaixo:
I.A Tunísia é um pais localizado no norte do continente africano onde, em dezembro de 2010, iniciou uma revolta popular, conhecida como Revolução do Jasmim, que reivindicava a renúncia de Zine El Abidine Ben Ali que governava o país desde 1987.II.A praça Tahir, localizada na cidade do Cairo, capital do Egito, foi o local de diversos protestos organizados contra Hosni Mubarak, que há cerca de 30 anos governava o pais egípcio.
III.A Líbia é um país localizado no norte do continente africa no que tem sofrido intensos conflitos com rebeldes que em oposição ao governo reivindicava a renúncia de Muammar Kadafi, que governa o país desde 1969.IV.A maioria da população de países como Egito, Líbia e Tunísia é de religião islâmica, o que faz com que essas revoltas populares sejam temidas como uma nova cruzada islâmica, daí a formação de uma zona de exclusão aérea sobre todos os países de religião islâmica.
V.O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução permitindo a formação de uma zona de exclusão aérea sobre todas as nações do norte do continente africano afim de conter as revoltas populares e seus reflexos sobre o Ocidente.
São CORRETAS apenas as afirmações contidas na alternativa: