Vivemos em um mundo complexo, marcado na ordem material pela multiplicação incessante do número de objetos e na ordem imaterial pela infinidade de relações que aos objetos nos unem.
Nos últimos cinquenta anos criaram-se mais coisas do que nos cinquenta mil precedentes. Nosso mundo é complexo e confuso ao mesmo tempo, graças à força com a qual a ideologia penetra objetos e ações. Por isso mesmo, a era da globalização, mais do que qualquer outra antes dela, é exigente de uma interpretação sistêmica cuidadosa, de modo a permitir que cada coisa, natural ou artificial, seja redefinida em relação com o todo planetário.
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. Pág. 83)
Analise as afirmativas a seguir sobre a globalização.
I. O atual momento histórico se funda pelas possibilidades de se viver em um mundo sem fronteiras para os homens.
II. A globalização é um processo contínuo de integração e no atual estágio inclui e une todos os povos e nações.
III. Para a grande maioria da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades, devido, em grande medida, ao aumento da pobreza.
IV. A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista com tendência à homogeneização dos objetos e ações.
Assinale a alternativa CORRETA.