Questão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
2014
Fase Única
Voleibol-and-345174bd6419d
Discursiva
O Voleibol e o "Jornada nas Estrelas"

O voleibol foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William G. Morgan, nos Estados Unidos, e seu objetivo era criar um esporte de equipes, sem contato físico entre os adversários para minimizar os riscos de lesões. Hoje se tornou um esporte mundialmente conhecido e jogado. Em um jogo de voleibol ficam em quadra dois times de seis jogadores cada um. As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. 

A quadra é retangular, com as dimensões de 18 x 9 metros, com uma rede no meio, colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores.

Há uma linha a 3 metros de distância da rede, dos dois lados da quadra e a uma distância de 6 metros da linha de fundo. É essa linha “dos três metros” que define as áreas denominadas “rede” e “fundo”. 



No voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo. Acima da quadra, o espaço aéreo é delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede. No sentido vertical, os  únicos limites são as estruturas físicas do  ginásio.

Caso a bola toque em uma das antenas ou nas estruturas físicas do ginásio, o ponto vai automaticamente para o oponente do último jogador que a tocou. 



Jornada nas estrelas é como ficou conhecido um tipo específico de saque por baixo, em que a bola é acertada de forma a atingir grandes alturas. Esse tipo de saque já existia desde a década de 1940, nos Estados Unidos, e tinha o nome de “spin service”. Ele consiste em lançar a bola a muitos metros de altura para que ela desça com grande velocidade no lado adversário. Foi uma atração do Campeonato Mundial Extra de Vôlei, em 1949, na antiga Tchecoslováquia. O que poucos sabem é que o primeiro atleta brasileiro a executá-lo foi Vicente Pinheiro Chagas, no início da década de 50, quando jogava pelo Clube Atlético Mineiro. 

No entanto, esse tipo específico de saque (batizado com esse nome em homenagem ao filme “Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan”, em cartaz nos cinemas na época) ganhou maior popularidade com o ex-jogador Bernard Rajzman. Em 1982, seu saque atingia aproximadamente 25 metros de altura máxima e descia com uma velocidade estimada de 72 km/h.  



a) Num determinado momento de um jogo de vôlei, um jogador executa um saque “jornada nas estrelas”, do fundo de sua quadra e rente à linha, de modo que a bola atinja sua altura máxima sobre a linha de 3m de seu campo para a rede. Admitindo uma parábola definida por f(x) = – 2/3  x² + 8x a curva que a bola descreverá, calcule essa altura máxima. 

b) Considerando desprezível a ação da resistência do ar sobre a bola, adote para a aceleração da gravidade o valor de 10m/s² e determine, em unidades do Sistema Internacional, o tempo de queda de uma bola sacada pelo ex-jogador Bernard Rajzman ao executar um saque “jornada nas estrelas”, em que a bola alcançou uma altura máxima de 20 metros e uma velocidade máxima de queda de 72 km/h.