Zygmunt Bauman (1925-2017), sociólogo polonês, em entrevista para o programa Fronteiras do Pensamento no ano de 2011, em vídeo disponível publicamente na plataforma digital do referido programa e no Youtube, respondeu uma pergunta significativa sobre a condição dos laços sociais nas sociedades líquido-modernas de hoje. Bauman afirmou que um viciado no Facebook se gabou para ele de que, em um dia, fez 500 amigos. A resposta de Bauman foi a seguinte: “Eu tenho 86 anos e, em toda minha vida, eu não consegui fazer tantos amigos assim. Então, presumo, que quando ele falou ‘amigo’ e eu falei ‘amigo’, não estávamos querendo dizer a mesma coisa, mas coisas diferentes”
Atente para as seguintes afirmações sobre esse tipo de “Amizade Facebook” sugerido por Bauman nos tempos líquido-modernos:
I. A “Amizade Facebook” aumenta consideravelmente os laços de amigos virtuais quando se limita o acesso às redes.
II. As amizades virtuais-sociais aprofundam os laços sociais entre pessoas de todos os lugares do planeta conectado de hoje.
III. A “Amizade Facebook” faz com que o conceito tradicional de amizade se modifique dentro da interface das redes virtuais.
IV. O incentivo ao acesso contínuo das redes virtuais-sociais proporciona relações de amizade efêmeras e descompromissadas.
Está correto apenas o que se diz em