Questão
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
2009
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
a-narrativa-Sarapalha91cfbfab3
Em relação à narrativa “Sarapalha”, assinale a alternativa INCORRETA.
A
“Ela veio de longe, do São Francisco. Um dia, tomou caminho, entrou na boca aberta do Pará, e pegou a subir. Cada ano avançava um punhado de léguas, mais perto, mais perto, pertinho”. Essa informação refere-se à chegada da malária na região do rio Pará, onde moram os protagonistas do conto. 
B
“Estremecem, amarelas, as flores da aroeira. Há um frêmito nos caules rosados da erva-de-sapo. A erva-de-anum crispa as folhas, longas, como folhas de mangueira. Trepidam, sacudindo as suas estrelinhas alaranjadas, os ramos da vassourinha.” Este trecho diz respeito ao amanhecer ensolarado em que Luisinha chegou na fazenda. 
C
Neste conto, o autor Guimarães Rosa continua fiel a seus procedimentos narrativos: a narração em terceira pessoa, cujo narrador é onisciente, uma linguagem em que ressoam tons da oralidade e da erudição, a vida com o que tem de trágico e de indeterminado, a força psíquica da paisagem e dos espaços se confundindo com os seres. 
D
Nesse conto, o cachorro é símbolo da amizade fraterna entre Primo Argemiro e Primo Ribeiro. A passagem em que Jiló “não se recorda mais qual dos dois homens será o seu dono verdadeiro” evidencia a união dos dois protagonistas e atesta, mais uma vez, o apreço de Guimarães Rosa pelos animais.