Questão
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
2022
Fase Única
a217f151b07bcc0407ea1283

Especiação alopátrica ou geográfica ocorre quando uma barreira geográfica separa uma população em duas. Essas barreiras geográficas podem impedir a troca de genes entre as populações por elas separadas. Dessa maneira, novos alelos surgidos em uma das populações não são transmitidos para a outra. Além disso, dificilmente as condições do ambiente nas áreas separadas pelas barreiras são exatamente as mesmas, o que determina diferentes pressões seletivas. Essas barreiras não necessariamente são permanentes. Nesse caso, as populações que estão separadas entrarão novamente em contato. Se as duas populações iniciais entrarem novamente em contato, a especiação alopátrica terá ocorrido se observado que:

A

o cruzamento entre indivíduos das populações é possível, pois não foram estabelecidos mecanismos de isolamento reprodutivo, havendo fluxo gênico entre essas populações.

B

as diferenças acumuladas foram suficientes para impedir o cruzamento entre indivíduos das populações, por causa de mecanismos de isolamento reprodutivo.

C

mutações gênicas e mudanças de comportamento podem surgir dentro de uma mesma população, levando ao processo de especiação, sem haver isolamento geográfico.

D

o cruzamento entre indivíduos das populações resulta em descendentes férteis, porém geneticamente mais diversos que a geração parental.

E

o fluxo gênico é mantido, mas as populações apresentam proporções fenotípicas distintas.