Questão
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
2009
1ª Fase
abertura-conto-Duelo60cc4c2016
Na abertura do conto Duelo, de Guimarães Rosa, o narrador diz que os capiaus “gostam muito de relações de efeito e causa, leviana e dogmaticamente inferidas”. Entretanto, esse conto é tido como uma alegoria da fatalidade.

Considerando essa dualidade, marque a alternativa em que se narra uma situação de fatalidade, textualmente marcada, em vez de uma relação de causa e efeito.

A
“De repente, ouviu o tropel de um galope destemperado, que vinha atrás.


 Chegou o cavalo para a beira da estrada [...] e espiou e esperou. [...]

 O cavaleiro freiou quase encostado em Turíbio [...].

 O capiau, com um sorrisinho cheio de cacos de dentes, ficou olhando para

 Turíbio, que também o examinava, com uma vontade doida de rir.

 [...]

 O caguinxo tirou a faca e o fumo, o que, na convenção das estradas

 sertanejas, indica o desejo de puxar conversa. Mas Turíbio Todo levava

 urgência:

 __ Se vai por este lado, vamos...

 __ Nhor sim ...

 E emparelharam os animais.”

B
[...] “Turíbio Todo era até simpático: forçado a usar colarinho e gravata, às vezes parecia mesmo elegante. Não tinha porém confiança neste dotes, e daí ser bastante misantropo, e dali ter querido ser seleiro, para poder trabalhar em casa e ser menos visto.”
C
“Ora, com a estrada-de-ferro, e, mais tarde, o advento das duas estradas de automóvel, rarearam as encomendas de arreios e cangalhas, e Turíbio Todo caiu por força na vadiação.”
D
“Tinha sido para ele um dia de nhaca: saíra cedo para pescar, e faltara-lhe à beira do córrego o fumo-de-rolo [...]; dera uma topada num toco, danificando os artelhos do pé direito; perdera o anzol grande, engastalhado na coivara; [...]. Claro que tudo isso, sobrevindo assim em série, estava a exigir desgraça maior, que não faltou [...]; porque avisara à mulher que não viria dormir em casa [...], veio encontrá-la em pleno adultério, no mais doce, dado e descuidoso, dos idílios fraudulentos.”