O ácido ascórbico, ou vitamina C (massa molar = 176,13 g mol-1 ), é uma vitamina essencial para a síntese de colágeno e reparação de tecidos. Possui um papel importante no metabolismo de carboidratos, de ferro, na síntese de lipídeos e proteínas, na resistência às infecções e na respiração celular. Ainda, oferece suporte ao sistema imunológico, em virtude da sua propriedade antioxidante, ajudando a neutralizar os radicais livres nas células.

Grande parte das frutas, legumes e verduras possuem vitamina C, variando nas quantidades por porção. Normalmente, frutas cítricas e vegetais verde-escuros possuem os maiores teores da vitamina.

Por meio de um processo de extração, a vitamina C foi separada de amostras dos alimentos acima relacionados, sendo sua concentração determinada pelo consumo de NaOH em uma titulação ácidobase, uma vez que o ácido ascórbico é um ácido diprótico. As amostras de alimento têm massa igual a 10 g.
Em uma dessas análises, o volume de base consumido foi de 5,5 mL. Como a concentração da base é 0,020 mol L-1 a amostra analisada pode ser de: