O ácido láctico, 𝐶𝐻₃– 𝐶𝐻(𝑂𝐻)– 𝐶𝑂𝑂𝐻, recebeu esse nome porque está presente no leite azedo de gosto desagradável como um produto de ação bacteriana. É também responsável pela irritabilidade nos músculos depois de exercício vigoroso.
Dados: 

a) A composição do leite comercial para consumo humano pode ser, eventualmente, adulterada pela adição de hidróxido de sódio para reduzir a acidez causada pelo ácido láctico formado pela ação de microrganismos. Considere uma concentração de 1,8 g/L de ácido láctico em um lote de 500 L de leite. Qual o volume necessário para neutralizar completamente todo o ácido contido nesse lote, sabendo que a concentração do hidróxido de sódio é 0,5 mol/L.
b) O pKa do ácido láctico é 3,85. Compare esse valor com o valor para o ácido propiônico (𝐶𝐻– 𝐶𝐻₂– 𝐶𝑂𝑂𝐻, pKa = 4,89) e explique a diferença.
c) Calcule a concentração de íon lactato em uma solução de 0,050 mol/L de ácido láctico.
d) Quando o lactato de sódio, (CH₃–CH₂(OH)–COO)Na, é misturado com uma solução de cobre (II), é possível obter um sal sólido de lactato de cobre (II) como um hidrato de azul-esverdeado, (CH₃CH(OH)COO)₂Cu.xH₂O. A análise elementar do sólido nos diz que ele contém 22,9 % de Cu e 26,0 % de C em massa. Qual é o valor de para o hidrato.
e) A constante de dissociação ácida para o íon 𝐶𝑢²⁺(aq) é 1,0 ⋅ 10⁻⁸. Com base nesse valor, determine se uma solução de lactato de cobre (II) será ácida, básica ou neutra. Justifique sua resposta.