O ácido lático (ácido 2-hidroxipropanóico) é um ácido orgânico de fórmula química C₃H₆O₃, de cor cristalina, sabor suave a ligeiramente salino e solúvel em água. O organismo humano produz ácido lático em quantidades expressivas durante a realização de exercícios físicos, pois sua oxidação é uma grande fonte de energia. Entretanto, um excesso desta substância ocasiona muito cansaço e dores musculares.
a) Quantos carbonos quirais o ácido lático possui? Qual o tipo de isomeria está associada a essa característica?
b) No ciclo de Krebs o ácido lático é oxidado (oxidação do álcool), na presença de oxigênio, formando ácido pirúvico. Após esta etapa, o ácido pirúvico é oxidado pelo oxigênio formando CO₂ e H₂O no sistema de transporte de elétrons. Escreva as reações químicas que mostram as duas etapas citadas.
c) O ácido lático acumulado no sangue e nos músculos durante a realização de exercícios físicos é removido durante o período de recuperação. A velocidade desta remoção depende do fato de estar em repouso ou de realizar exercícios leves durante a recuperação. Sabendo-se que no repouso o fluxo de oxigênio no organismo é de aproximadamente 0,39 L/min, e na prática de exercícios leves esse fluxo chega a 2,5 L/min, em qual das duas situações o processo de oxidação do ácido lático é mais eficiente? Por quê?
d) Sabendo que a concentração de íons H⁺ de uma solução aquosa de ácido lático é 5 x 10⁻⁵ mol/L, qual a concentração de OH⁻ , em mol/L, nessa solução? Dado: Kw = 1 x 10⁻¹⁴