O ácido nítrico é um importante insumo na cadeia de produção de fertilizantes e explosivos. Devido às propriedades que o caracterizam como ácido forte, é um poderoso agente oxidante, cujo principal emprego, no entanto, destina-se à fabricação de nitratos inorgânicos e orgânicos e nitroderivados. A eficiência de conversão da oxidação da amônia para monóxido de nitrogênio é a peça chave para o custo variável de produção do ácido nítrico diluído, que apresenta coloração amarelada e cheiro pungente. A reação de produção de ácido nítrico, a partir da oxidação da amônia, pode ser descrita pela seguinte equação química:


Disponível em: https://www.ipt.br/pos_graduacao_ipt/solucoes/dissertacoes/492-melhoria_no_catalisador_para_oxidacao_da_amonia_na_producao_de_acido_nitrico.htm. Acesso em 19 de agosto de 2021.
Sobre esse processo, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Com o aumento na pressão parcial de oxigênio, maior quantidade de ácido nítrico será obtida.
II. A adição de vapores de água ao sistema desloca o equilíbrio no sentido que consome o ácido nítrico, produto de interesse.
III. O sistema torna-se mais amarelado à medida que sua temperatura vai sendo elevada. Com isso, conclui-se que a produção de ácido nítrico é um processo endotérmico.
É correto o que se afirma em