Questão
Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
2023
Fase Única
acidos-nucleicos-sa268da2096bd
Os ácidos nucleicos são macromoléculas de enorme importância biológica. Os seres vivos apresentam dois tipos de ácidos nucleicos chamados ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Já os vírus apresentam apenas um tipo de ácido nucleico, o DNA ou o RNA. O DNA é o repositório da informação genética a qual é copiada (ou transcrita) em moléculas de RNA mensageiro, cujas sequências de nucleotídios contêm o código que estabelece a sequência dos aminoácidos nas proteínas. Por isso, a síntese proteica também é conhecida como tradução do RNA. Essa série de fenômenos representa o dogma central da biologia molecular que pode ser expresso da seguinte maneira:



Sobre a estrutura química dos ácidos nucleicos, analise as asserções a seguir.

I - A molécula de ácido nucleico é um polímero cujos monômeros são nucleotídeos ligados sucessivamente por diésteres. Nessas ligações, os fosfatos unem o carbono 2′ da pentose de um nucleotídeo com o carbono 5′ da pentose do nucleotídeo seguinte.

II - Nos ácidos nucleicos, existem dois tipos de pentoses: desoxirribose no DNA e ribose no RNA. A diferença entre esses carboidratos é que a desoxirribose tem um átomo de oxigênio a mais que a ribose.

III - As bases nitrogenadas encontradas nos ácidos nucleicos são de dois tipos: pirimidinas (dois anéis fundidos entre si) e purinas (um anel heterocíclico). No DNA, as pirimidinas são timina e citosina; e as purinas são adenina e guanina. No RNA, há uracila em vez de timina.

IV - Outra diferença entre os ácidos nucleicos é que a molécula de DNA contém duas cadeias de polinucleotídeos, enquanto o RNA geralmente se encontra com apenas uma cadeia de polinucleotídeos.

É correto o que se afirma apenas em

A
I, III e IV.
B
I, II e III.
C
II, III e IV.
D
IV.
E
II e IV.