Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2016
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
acordo-com-Filosofia687284661e
De acordo com a Filosofia de Platão, existe um mundo de formas – objetos atemporais, independentes do pensamento e definidos – que é diferente do mundo da percepção sensorial. Eles são apreendidos por meio da razão, e não, por meio dos sentidos. Na medida em que este mundo contém as formas aritméticas e geométricas, ele constitui o próprio objeto da Matemática.

Sobre as sentenças abaixo é correto afirmar que
A
para Platão, a proposição 1 + 1 = 2 e todas as demais proposições verdadeiras da aritmética e da geometria são necessariamente verdadeiras porque descrevem relações imutáveis de objetos imutáveis. Considerando os elementos de geometria plana, pode-se dizer que alguns losangos também são retângulos e estes são chamados de quadrados.
B
na metafísica de Platão, todos os objetos da matemática são necessariamente contingentes. Se em um triângulo retângulo os seus catetos são congruentes, então a hipotenusa desse triângulo será numericamente igual à diagonal de um quadrado de lados iguais aos catetos.
C
segundo Immanuel Kant, tanto a aritmética quanto a geometria eram consideradas sintéticas a priori, pois, além de informativas, elas eram logicamente independentes da experiência. Todo cilindro é um prisma reto com base circular.
D
semelhantemente a Platão, Aristóteles endossava a distinção platônica entre o mundo das formas, considerado a verdadeira realidade, e o mundo da experiência sensorial, que somente deveria ser entendido como uma aproximação do mundo das formas. Qualquer número complexo Z é obrigatoriamente diferente de seu conjugado.
E
ao aceitar a teoria platônica das formas, Aristóteles acreditava que todos os objetos matemáticos eram completamente independentes do pensamento. Considerando a geometria plana euclidiana, em um triângulo ABC é impossível termos dois ângulos obtusos.
F
I.R.