De acordo com Samir Amin, presidente do Fórum Mundial de Alternativas, diretor do Fórum do Terceiro Mundo e um dos principais estudiosos do tema na contemporaneidade, o imperialismo não foi um estágio do capitalismo, mas sim um elemento essencial e inerente à própria natureza e expansão capitalista. Para Amin, já é possível perceber traços do que se convencionou chamar de imperialismo bem antes do século XIX, momento identificado por muitos analistas como o do surgimento desse fenômeno. Nas palavras do economista egípcio, “o primeiro momento desse desenvolvimento devastador do imperialismo foi organizado em torno da conquista das Américas, no quadro do sistema mercantilista da Europa atlântica da época. As devastações desse primeiro capítulo da expansão capitalista mundial (genocídio dos índios, tráfico de escravos africanos) produziram – com atraso – as forças de libertação que questionaram as lógicas que as comandavam.” Partindo de tal assertiva a respeito do imperialismo e considerando que seus efeitos são visíveis até o século XXI, assinale o que for correto.
01) O avanço imperialista pelas periferias caracterizou- se por ser frequentemente violento, na medida em que os processos de conquista política e social dessas regiões geralmente foram marcados por atos de resistência por parte das populações locais.
02) Os princípios civilizatórios e etnocêntricos, fartamente presentes nas regiões periféricas, foram violentamente combatidos pelas potências imperialistas do século XIX, as quais compreendiam que essas regiões deveriam manter-se como áreas coloniais isentas dos pressupostos ditos “civilizatórios”.
04) Por conta de sua projeção econômica no sistema capitalista, os Estados Unidos ocuparam uma posição de destaque no processo de avanço imperialista pelas periferias entre os séculos XIX e XX.
08) Disputado por potências europeias desde o século XIX, o continente africano serviu inicialmente aos interesses imperialistas por conta, por exemplo, de suas riquezas minerais e, mais tarde, de suas reservas petrolíferas.