Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2015
Fase Única
agosto-1954-Getulio79885351bb
Em agosto de 1954, Getúlio Vargas protagonizou um fato que marcou a história política do país, e que completou sessenta anos em 2014: o suicídio. A comoção popular causada pela Carta-testamento, que termina com a famosa frase: (...) “Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história”, favoreceu o Partido Trabalhista 13 Brasileiro (PTB) em detrimento da União Democrática Nacional (UDN). Sobre o segundo governo Vargas (1951-1954), assinale a alternativa CORRETA:
A
Getúlio Vargas foi eleito pela legenda do PTB, mas procurou governar conciliando-se com os dois principais partidos à época, o PSD e a UDN, porém este último sempre se mostrou intransigente e de oposição sistemática ao governo Vargas, apoiado por um dos seus principais adversários, o udenista Carlos Lacerda.
B
Getúlio Vargas foi eleito pela legenda do PSD, partido que nasceu no seio do governo varguista ao final do Estado Novo em 1945, assim como o PTB. Porém, diferentemente deste último, sempre esteve ao lado do governo, apoiando suas propostas no Congresso e combatendo seus adversários.
C
Durante o segundo governo Vargas, João Goulart foi nomeado Ministro do Trabalho. Durante sua gestão, pressionado pelos operários urbanos em greve, propôs aumento de 100% no salário mínimo, que não foi concedido, e, por isso, foram gerados ainda mais insatisfações e aumento dos protestos contra o governo.
D
Como o principal partido de oposição a Vargas, a UDN não aceitou participar da composição do governo e, portanto, não foi contemplada com nenhum ministério ao longo do período do segundo governo de Getúlio.
E
Apesar de sofrer forte oposição da UDN, o governo Vargas era apoiado pela maioria da imprensa, em especial, os jornais.