A água, graças às suas características moleculares, possui uma característica incomum. Ao resfriarmos uma porção de água, por exemplo, a partir de 10 °C, a água tem seu volume diminuído. Mas isso deixa de acontecer a partir de 4 °C, quando seu volume passa a aumentar. Esse fato é conhecido como dilatação anômala da água e tem uma consequência interessante: o fato de que lagos localizados em regiões muito frias congelam apenas em sua superfície. Isso acontece porque, quando resfriada abaixo até 4°C, o volume da água diminui, aumentando sua densidade e fazendo com que as porções de água fria desçam, dando espaço para as camadas de água mais quentes do fundo, que serão resfriadas também. Isso ocorre até que toda a água do lago atinja 4°C, pois, a partir dessa temperatura, quando resfriada, o volume da água aumenta, diminuindo sua densidade e encerrando o movimento das camadas superiores, que serão resfriadas até 0 °C, quando a superfície congela.
Internet: <educação.globo.com>. Fragmento.
Imagine a situação hipotética em que um lago artificial tenha um volume total de 150 𝑚³, sendo que, desses, 10 % compõem a superfície congelada e o restante permanece na forma líquida à temperatura de 4 ℃. De posse dessas informações, julgue o item a seguir.
O movimento de porções mais frias de líquido para o fundo do recipiente em contraste com a ascensão das porções mais quentes é um exemplo de corrente de convecção.