Questão
Universidade de Vila Velha - UVV
2018
1ª Fase
agua-rio-condicoes106023e35cf
A água de um rio, em condições naturais, tem o pH em torno de 6,5, podendo manter uma grande variedade de animais aquáticos e de vegetação, além de manter a biota que sobrevive desse rio. O excesso de acidez da chuva pode provocar a acidificação da água do rio, causando danos à fauna e à flora. O pH igual ou menor que 5,2 é capaz de matar larvas e pequenas plantas, prejudicando também os animais que dependem desses organismos para se alimentar.



Levando em consideração a relação entre o pH e a coloração da água, proveniente de indicadores ácido-base listados na tabela apresentada, assinale a opção correta:
A
Nenhum dos indicadores,listados na tabela, é capaz de avaliar com segurança que a água do rio possui um pH que não cause danos aos seres vivos.
B
Quando se utiliza o indicador Azul de Bromofenol e a água do rio adquire coloração azulada, pode-se afirmar que a água do rio está causando sérios danos aos seres vivos.
C
Os seres que vivem no rio não correm risco de morte quando a coloração da água do rio fica azulada e avermelhada ao utilizar os indicadores Verde de Bromocresol e Vermelho do Congo, respectivamente. 
D
Ao observar a coloração avermelhada em amostras de água após o uso do indicador Alaranjado de Metila e Vermelho do Congo, pode-se afirmar que a água do rio não está causando a morte de larvas e pequenas algas.
E
Pode-se afirmar que a água do rio não causa danos aos seres vivos quando ela adquire coloração azulada e alaranjada ao se utilizar os indicadores Verde de Bromocresol e Alaranjado de Metila, respectivamente.