O alemão Wilhelm Weinberg e o inglês Godfrey Harold Hardy foram os criadores da Lei do Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Essa lei afirma que, em uma população que satisfaça determinadas condições essenciais, as frequências de seus alelos permanecem inalteradas ao longo das gerações.
Sobre essas condições, leia as afirmações a seguir.
I. Ausência de seleção natural: para uma população se manter em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessário que a seleção natural não atue sobre ela. Quando ocorre a seleção natural na população, alguns genótipos poderão ser selecionados, alterando as suas frequências alélicas.
II. Presença de mutações: mutações mantêm o total de alelos de uma população. Assim, em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, devem ocorrer mutações.
III. Presença de fluxo gênico: quando ocorre o fluxo gênico, genes são incluídos ou excluídos, mantendo o total de alelos de uma população.
IV. População grande: para que uma população se mantenha em equilibrio de Hardy-Weinberg, é fundamental que ela seja grande, uma vez que populações pequenas favorecem a deriva genética.
V. Cruzamentos ao acaso: para que ocorra o equilíbrio de Hardy-Weinberg, os cruzamentos devem ocorrer aleatoriamente, sem preferência por determinados grupos dentro da população.
Está CORRETO o que se afirma em