Em algumas décadas do século XX, o mundo viu profundas mudanças que transformaram a Rússia. Sobre os acontecimentos desse século na Rússia, assinale a alternativa correta.
I. No início do século XX, no imenso império russo dos Romanov, a autocracia czarista, a produção essencialmente agrícola, a posse das melhores terras pela nobreza, a pequena industrialização aliada a capitais externos e a participação na Primeira Guerra Mundial ao lado da Entente levaram a Rússia à exaustão, cenário propício para o crescimento dos ideais socialistas.
II. Os principais grupos socialistas eram os mencheviques e os bolcheviques. Os primeiros eram partidários da revolução socialista operário-camponesa e os segundos, propagadores da ideia de que a revolução deveria inicialmente ser conduzida pela burguesia, embora devesse haver apoio dos operários e de camponeses.
III. Lênin, líder bolchevista, foi o artífice da revolução russa de 1917. Apoiado pelos sovietes, tomou o poder em outubro de 1917 após a derrubada do governo provisório menchevique, de Kerensky. Seguiram-se três anos de guerra civil, na qual brancos e vermelhos se defrontaram, estando o Exército revolucionário sob o comando de Trotsky e havendo a vitória dos vermelhos.
IV. Vitoriosa a Revolução, Stalin subiu ao poder em 1920, elaborando a NEP (Nova Política Econômica), o que reergueu rapidamente a economia. Nascia a poderosa URSS, o contraponto norte-americano durante a Guerra Fria.
V. Foi durante a era Gorbachev (1985-1991) que o mundo assistiu a um amplo plano de transformações, sintetizado na política da perestroika (reestruturação) e glasnost (transparência). Os soviéticos buscavam mudanças na economia, na sociedade e no próprio socialismo, através da produção e da democratização das estruturas políticas e sociais.