Assinale a alternativa cuja declaração NÃO condiz com a citação extraída do livro Menino de engenho, de José Lins do Rego.
Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2014
1ª Fase
alternativa-cuja21a4d7b616
A
“Três dias depois da tragédia, levaram-me para o engenho do meu avô materno. Eu ia ficar ali morando com ele. Um mundo novo se abrira para mim.” (p. 7).
A tragédia aludida corresponde ao assassinato da mãe, praticado pelo marido desta e pai do personagem narrador.
B
“Era um recado do Coronel Anísio, de Cana Brava, prevenindo que Antônio Silvino naquela noite estaria entre nós. [...] Subiu a calçada como um chefe, apertou a mão do meu avô com um sorriso na boca.” (p. 19).
Manutenção de relações de cortesia e favorecimento entre o chefe do bando de cangaceiros e os senhores de engenho.
C
“A velha levantou-se com uma fúria para cima de mim, e com seu chinelo de couro encheu-me o corpo de palmadas terríveis. Bateu-me como se desse num cachorro, trincando os dentes de raiva.” (p. 23).
Malvadezas típicas da velha Sinhazinha, praticadas contra o menino, devido a um brinquedo que, por azar, caiu-lhe em cima do pé.
D
“As estampas das paredes contavam histórias de mártires. Um São Sebastião atravessado de setas [...] O Anjo Gabriel com a espada no peito [...]. Pagava-se muita promessa, dava-se muito dinheiro para as festas de Nossa Senhora.” (p. 40).
Alusão a atividades religiosas que, assim como missas, comunhões e rezas, constituíam práticas comuns no dia-a-dia do engenho, dirigidas pelo avô do personagem narrador.
E
“As negras do meu avô [...] não deixaram a rua, como elas chamavam a senzala. E ali foram morrendo de velhas. [...] O meu avô continuava a dar-lhes de comer e vestir. E elas a trabalharem de graça.” (p. 55).
Resquícios, no engenho de açúcar, dos tempos e hábitos característicos do cativeiro, mesmo depois de haver ocorrido a abolição da escravatura.