Questão
Faculdade Ceres - FACERES
2014
Fase Única
and-34-Ainda-que-face120531c0dd2
"Ainda que a face mais óbvia da Guerra Fria fosse o confronto militar e uma corrida armamentista nuclear crescentemente frenética no Ocidente, este não foi seu maior impacto. (...) As armas nucleares não foram usadas, o caro material tecnológico da competição entre superpotências provou-se não decisivo. A constante ameaça de guerra produziu movimentos internacionais pela paz, essencialmente dirigidos contra as armas nucleares, que de tempos em tempos tornavam-se movimentos de massa em partes da Europa e eram considerados pelos Cruzados da Guerra Fria como armas dos comunistas."

(HOBSBAWN, E. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.)

Sobre o contexto da Guerra Fria e considerando o texto acima, assinale a alternativa que melhor se enquadra ao contexto da Guerra Fria.
A
A Guerra Fria foi um confronto militar de consequências trágicas, que aconteceu ao mesmo tempo que a Segunda Grande Guerra.
B
Uma política de coexistência pacífica, capaz de amenizar as tensões da Guerra Fria, sempre foi combatida pelos líderes soviéticos, inclusive com a recusa de estabelecer relações diplomáticas com os países da Europa Ocidental.
C
Os países envolvidos na Guerra Fria organizaram-se em alianças militares, tais como a OTAN e o Pacto de Varsóvia, que reuniam países capitalistas e socialistas e que detinham grande força política e influência na Organização das Nações Unidas (ONU) além de poder de veto nas decisões do Conselho de Segurança.
D
Segundo Hobsbawn, os “Cruzados da Guerra Fria” estariam representados por regimes autocráticos, reunidos no bloco militar do Pacto de Varsóvia.
E
Uma das características mais marcantes da Guerra Fria foi a corrida armamentista, em que cada bloco de países procurava superar o outro em número e tipo de armas.